Um estudo, publicado no Archives of Disease in Childhood, que contou com uma amostra de mais de 2 mil adolescentes do Reino Unido, dos 11 aos 19 anos, concluiu que os perpetradores de cyberbullying também podem sofrer de stress pós-traumático. Citada pela CNN, Ana Pascual-Sánchez, uma das responsáveis pela investigação, da Imperial College, de Londres, afirma que “a hostilidade prolongada expõe os agressores a situações violentas nas quais eles podem perder o controle e até se sentir vulneráveis em algum momento, por terem lembranças intrusivas”.
Através do preenchimento do chamado questionário de Olweus, um instrumento para identificar a prática dos diferentes tipos de bullying, os investigadores concluíram que 1 em cada 4 jovens é vítima de ciberbullying.
De modo a identificar os sintomas de transtorno de stress pós-traumático, os jovens inquiridos preencheram a Escala de Impacto de Eventos para Crianças. Os resultados demonstraram que 35% das vítimas de cyberbullying apresentam sintomas acima do nível médio, e, para espanto dos investigadores, 29% daqueles que praticaram agressões virtuais apresentaram, também, sinais da doença.
Segundo Sánchez, citada pela CNN, “o anonimato fornecido pelos meios online pode aumentar o risco de invasão do cyberbullying, oferecendo uma plataforma de fácil acesso e que pode alcançar outras pessoas de maneira rápida e fácil”. Os peritos ainda não encontraram uma resposta concreta para o porquê de alguns agressores apresentarem sintomas de transtorno de stress pós-traumático, e pretendem continuar com as pesquisas para alcançar o fundamento.
É necessário tomar atenção aos sintomas
De acordo com Sameere Hinduja, diretor adjunto do Cyberbullying Research Center, acredita que os sintomas de stress pós-traumático podem manifestar-se nas práticas de cyberbullying devido a sentimentos de ciúmes, insegurança, ou pressão por parte dos colegas e família.
Segundo Hinduja, os principais sinais de alerta que os cyberbullies apresentam são, sobretudo, o uso constante, e às escondidas, dos dispositivos tecnológicos. Além disso, podem tornar-se mais sensíveis e desenvolver sentimentos de irritação.