Ryan Collins foi condenado a uma pena de prisão de 18 meses por ter invadido 50 contas da Apple iCloud e 72 do Gmail. Em maio, o hacker de 36 anos tinha-se declarado culpado das acusações federais de abuso e fraude.
De novembro de 2012 até setembro de 2014, Ryan enviou emails a estas contas online, fazendo-se passar pela Apple e a Google. Desta forma, conseguiu encorajar as vítimas a enviarem-lhe os seus nomes de utilizador e passwords.
A partir daí, o hacker teve acesso a informações pessoais, nomeadamente fotografias e vídeos íntimos, muitos deles pertencentes a figuras da indústria do entretenimento. No entanto, não existem indicações de que esteve envolvido na divulgação dessas imagens.
Os investigadores descobriram que, ao todo, Ryan Collins conseguiu atingir 600 vítimas, durante dois anos.
“A pena de prisão recebida por Ryan Collins é prova de que invadir as contas de outras pessoas e roubar informações ou imagens privadas é um crime com consequências graves”, disse Deirdre Fike, responsável dos escritórios do FBI, em Los Angeles.
À Vanity Fair, Jennifer Lawrence, uma das personalidades atacadas, declarou: “Eu não consigo descrever a ninguém o que senti ao ter o meu corpo nu espalhado por todo o mundo contra a minha vontade. Fez-me sentir como se fosse um pedaço de carne que estava a ser divulgado para conseguir lucro”.