A Google tem-se esforçado para oferecer mais e melhores ferramentas de pesquisa aos utilizadores, nomeadamente no que se refere à procura de notícias. A secção dedicada a esse fim, a Google News, apresenta as notícias por ordem de relevância e identifica o tipo de artigo que vamos encontrar. Agora, a multinacional americana vai permitir verificar os factos (“fact checking”) desses artigos.
Para o efeito, irá surgir uma nova etiqueta debaixo das notícias, na caixa de informações, caso o tema do artigo em questão precise de verificação de dados. “Estamos animados para ver o crescimento da verificação de factos na comunidade”, informou a empresa.
O número de sites que se dedicam ao “fact checking” tem vindo a crescer e a sua popularidade também, muito por influência das eleições norte-americanas. Com a constante troca de acusações entre candidatos, torna-se importante perceber até que ponto os argumentos apresentados como factos se fundamentam. Donald Trump, por exemplo, tem sido alvo de análise profunda por este tipo de sites. O Politifact considerou 71% das suas afirmações falsas.
A ferramenta pode ser encontrada na Google News e nas aplicações Google News & Weather para Android e IOS. De momento, só está disponível nos EUA e Reino Unido.