Um hacker descobriu as passwords das contas de Twitter e Pinterest de Mark Zuckerberg e andou a tuitar, na manhã desta segunda-feira, em nome do fundador do Facebook.
“Estavas da base de dados do Linkedin com a tua password dadada”, escreveu o responsável pela “brincadeira”, incentivando o envio de mensagens diretas para a conta se quisessem provas.
Já no Pinterest deixou uma espécie de assinatura digital – “Hackeado pela equipa OurMine” – e uma mensagem peculiar: “Ei, estamos apenas a testar a tua segurança”.
Segundo o hacker, a palavra-passe de Zuckerberg encontrava-se numa base de dados de 117 milhões de utilizadores de outra rede social, o Linkedin, que em 2012 foi roubada por piratas informáticos e está à venda no mercado negro, informou há três semanas esta rede social para contactos profissionais. A mesma password que Zuckerberg lá utilizava servia ainda hoje de acesso às suas contas de Twitter e Pinterest mas não à do Facebook.
O autointitulado OurMine vangloriou-se ainda de ter entrado no Instagram de Zuckerberg, mas o Facebook negou a informação.
As contas roubadas já foram entretanto devolvidas ao dono, com nova senha de acesso. Parece que Mark Zuckerberg, o criador todo-poderoso da maior rede social do mundo, desconhece a regra básica que diz que os utilizadores não devem utilizar a mesma password para todos os acessos digitais. E uma outra que aconselha a mudá-la de tempos a tempos.