Já não é uma novidade para Sara Sá. Na verdade, a jornalista da Visão já tinha recebido o prémio de jornalismo da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da Sanofi Pasteur MSD, na segunda edição do concurso. Agora, repete a proeza e ganha o prémio de jornalismo 2015, na categoria de imprensa.
“Cancro vais ter luta” é uma reportagem sobre imunoterapia, ou seja, “tratamentos inovadores que estimulam o sistema imunitário” e que oferece aos doentes oncológicos “melhores resultados, quando foram esgotadas todas as opções”, explica a jornalista.
Conheceu a protagonista da história numa conferência sobre tratamentos inovadores, na Suíça, e em Portugal fez “mais contactos à procura de pessoas tenham participado em ensaios clínicos a estas terapias inovadoras”.
“Este é um texto sobre cancro mas é, antes de mais, sobre amor. Emily Whitehead tem dez anos, é boa aluna, toca piano, pratica desporto. Não fosse o seu ar sereno e maduro, pensaríamos ser uma ‘normal’ miúda da classe média americana. Numa década de vida, Emily já teve a morte marcada duas vezes. Aos cinco anos, foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda”.
LEIA OU RELEIA AQUI A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA
Começa assim o texto de Sara.
‘Estes tratamentos “são muito caros” e por vezes ocorrem “atrasos na sua aprovação”. Por isso, Sara Sá deixou “o recado ao Ministro da Saúde”, Adalberto Campos Fernandes, que anunciou e entregou o prémio, para que os doentes portugueses não deixem de ter acesso a terapias inovadoras.’