Como parte do compromisso ambiental da Apple, que inclui aplicações lançadas em parceria com a organização não governamental WWF (World Wildlife Fund), a empresa tornou público o tempo que espera que os seus produtos durem nas mãos dos seus primeiros donos.
Dentro da nova secção de perguntas e respostas sobre os temas ambientais no site da marca, a Apple eslcarece: “Supomos que os anos de uso, que têm por base os primeiros proprietários, sejam de quatro anos para os OS X e aparelhos tvOS e três anos para os iOS e watchOS”.
Resumindo: iPhones, iPads e Apple Watches três anos, computadores Mac quatro.
A revelação vai ao encontro das suspeitas de muitos utilizadores, expressas nas redes sociais, indignados com o valor dos aparelhos vs o seu tempo de vida.
Até há pouco tempo, a Apple só providenciava apoio ao software de um iPhone ou iPad durante cerca de três anos, normalmente com o lançamento de duas grandes atualizações do sistema operativo desde o momento em que os aparelhos eram postos à venda. O lançamento do iOS8 e depois o 9, que ainda pode ser instalado no iPhone 4S, de outubro de 2011, alterou essa “tradição”.