Jaydon Chavez-Silver, 17 anos, tinha sido atingido a tiro e uma amiga tentava salvar-lhe a vida, fazendo as manobras básicas de reanimação enquanto pedia ajuda ao 911, o equivalente norte-americano ao 112. Ao ouvir um palavrão, o operador respondeu-lhe que “se arranjasse sozinha” e desligou a chamada. Jaydon morreu nesse dia 26 de junho. O operador, Matthew Sanchez, demitiu-se agora, um mês depois.
Na gravação da chamada, a que o jornal britânico The Guardian teve acesso, é possível ouvir-se a amiga da vítima a informar que o jovem mal respirava. Quando o operador pergunta, pela segunda vez, se o ferido está a respirar, a interlocutora, repete a resposta, mas acompanhada de um palavrão.
“Sabe que mais, minha senhora? Arranje-se sozinha. Não vou aturar isto, ok?”, ouve-se Matthew Sanchez dizer, antes de desligar a chamada.
Desde o episódio, Sanchez passou a fazer apenas trabalho administrativo. Há 10 anos que trabalhava no departamento de bombeiros e há mais de três como operador da linha do serviço de emergência. Demitiu-se na última terça-feira.