Olhando para os gráficos com os resultados dos exames dos últimos anos, o que logo salta à vista a Vera Viana, da Associação de Professores de Desenho e Geometria Descritiva, é a redução do número de alunos que escolhem a Geometria Descritiva como disciplina de opção, no Ensino Secundário há um decréscimo significativo, a partir de 2010. “É preocupante, porque denota uma desvalorização da disciplina.” As restantes alíneas não são mais animadoras: afinal, a prestação dos alunos tem-se situado muito aquém da desejável. “Apenas duas áreas de estudo têm resultados satisfatórios”, afirma Vera Viana, entendendo que terão maior interesse para os alunos, por solicitarem a representação de sólidos geométricos. Tal como em outras disciplinas, os resultados também se alteram quando os processos de resolução são metodologicamente distintos. “O facto de os exames dos últimos anos apresentarem resultados satisfatórios reforça o que tem sido referido pela Associação: nenhum dos exames apresenta itens de resolução particularmente problemáticos ou que subentendam a articulação entre competências mais elaboradas da disciplina”, observa a dirigente daquela associação, considerando ainda que são exames pouco seletivos e que acabam por não distinguir positivamente quem merece maior destaque na classificação. “Este facto acabará, a curto ou médio prazo, por se revelar como contraproducente para a própria disciplina.”