A dieta Mediterrânea parece ter “passado à história”. Agora é altura de experimentar a mais recente forma de seguir uma alimentação saudável, a Nórdica. Especialmente desenvolvida na Dinamarca, esta nova dieta pode ajudar na perda de peso e redução da tensão arterial.
Alimentos como legumes, frutas frescas, muito peixe e pouca carne são alguns dos elementos chave da dieta. Contudo, a sua principal característica é a ingestão de alimentos da época. Ou seja, durante a dieta só poderá comer os alimentos da estação em que se encontra.
No estudo desenvolvido por cientistas da Universidade de Copenhaga, os dinamarqueses com excesso de peso ao seguirem esta dieta perderam três vezes mais peso do que aqueles que comem carne, pizzas e massas.
O estudo liderado por Dr. Thomas Meinart Larsen envolveu 181 adultos com sobrepeso: 68 seguiram a alimentação habitual da Dinamarca, e 113 seguiram a dieta Nórdica desenvolvida com alimentos integrais, ingredientes locais e sazonais. Durante a pesquisa, os participantes foram aconselhados a comer até se sentirem satisfeitos, mas com atenção à quantidade e nunca à contagem de calorias.
A dieta pode ser aplicada em outros países para além dos Nórdicos. O projeto de pesquisa visa ensinar crianças a cozinharem os ingredientes locais, e expandir esta nova dieta desenvolvida, disse o Dr. Meinart Larsen.
Pontos a seguir na dieta:
Consumo de plantas, ervas frescas, frutas, cogumelos, algas recolhidas da natureza, cereais integrais, couves, legumes e batatas.
- Mais peixe, incluindo o salmão.
- Redução na quantidade de carne.
- Principal consumo de alimentos da época.