A nutricionista Stephanie Maxson desconstrói o mito, em declarações ao site da revista Time: pequenos lanches antes de dormir vão ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, durante a noite, um questão muito importante, uma vez que “ter os níveis de açúcar do sangue em baixo, no período da manhã, vai fazer com que a pessoa se sinta mais fraca, e seja mais difícil sair da cama”.
Para além de Maxson, Cassie Bjork,nutricionista e fundadora do HealthySimpleLife.com, também contraria a ideia de não precisarmos de “energia” para dormir e que comer antes de deitar engorda. Bjork defende que a ceia fornece “combustível” ao corpo que precisa de queimar calorias enquanto dormimos. Contudo, a nutricionista alerta para a importância de escolher bem os alimentos da ceia.
Alimentos com cafeína, gelados e chocolates são os principais a evitar, defende Maxon. Em vez deste tipo de alimentos, a nutricionista aconselha aqueles que sejam ricos em carboidratos complexos, ou seja, que demoram mais tempo a digerir e que vão ajudar a regular os picos de açúcar no sangue, por exemplo, pão integral, frutas e vegetais. Para atletas é recomendado alimentos com proteína, para ajudar na reparação muscular durante a noite.
Joan Sabaté, professor de saúde pública e nutrição da Universidade de Loma Linda, proíbe a ingestão de batatas fritas, biscoitos, sobremesas e cereais, porque as fibras e outros nutrientes atrasam a digestão, permitindo ao corpo a sua rápida absorção e consecutivos picos nos níveis de açúcar no sangue, o que pode dificultar uma noite bem dormida.