E depois de terminar o curso, o que devem os estudantes fazer? Stacy Kravetz, autora do livro “Welcome to the Real World: You’ve Got an Education, Now Get a Life!”, (Bem vindo ao mundo real: Você teve uma educação, agora arranje uma vida!), partilhou algumas dicas, no seu livro, para recém-licenciados, de modo a tornar mais fácil a sua adaptação ao mundo de trabalho.
- Fazer um balanço – “Logo após a formatura, a primeira coisa que pode fazer é um balanço de onde está e onde quer estar. sobre o trabalho que deseja e como pode atingir esses objetivos”, diz Kravetz. Ao fazer um balanço com os objetivos e necessidades que se adequam ao estilo de vida que pretende, isso irá ajudá-lo a iniciar-se no mercado de trabalho.
- Pensar no futuro – “É emocionante ter dinheiro e ser capaz de ter a sua independência mas há sempre a necessidade de guardar algum, mesmo que seja um pouco por mês”, explica. A reforma, a compra de uma casa ou a matrícula dos filhos não são as primeiras coisas na mente de um recém-licenciado mas a verdade é que se economizar agora, vai ter bases para o seu futuro financeiro.
- Arranjar um trabalho, não necessariamente um emprego – “O seu primeiro trabalho, em geral, não vai ser o seu último trabalho”. Para a autora, normalmente o primeiro trabalho até pode nem ser na área de licenciatura mas acaba sempre por ser uma mais-valia, uma vez que vai ajudá-lo a perceber melhor o que você quer ser e para onde quer ir.
- Controlar os custos – “É uma equação simples. Se não está a ganhar dinheiro, não o pode gastar”, esclarece Kravetz. Apesar de estar disposto a trabalhar em qualquer área, tal não significa que vai conseguir arranjar dinheiro de forma rápida por isso não se esqueça de cortar nos gastos, poupar é a melhor solução.