Erro nº1 – Usar demasiado azeite
É consensual que o azeite é uma gordura boa, mas uma colher de sopa equivale a quase 125 calorias. Pode não parecer muito, mas é fácil usar o quádruplo dessa quantidade quando se está a cozinhar ou a temperar.
Alternativa – cozinhar os vegetais a vapor antes de os saltear com apenas a tal colher de sopa de azeite
Erro nº2 – Calcular porções
Depois de um dia de trabalho, é difícil alguém dispor-se a perder tempo a medir e pesar cada ingrediente. Mas, na prática, o usar quantidades “a olho” pode implicar adicionar centenas de calorias escondidas à sua refeição.
Alternativa – Pesar os ingredientes nem que seja uma vez para ter uma ideia da quantidade/aspeto de uma porção saudável de peixe, leguminosas, etc.
Erro nº3 – Seguir a receita religiosamente
Este é um erro em que caem sobretudo os que principiantes ou que não se sentem à vontade entre tachos e panelas. Mas ao fazê-lo, pode estar a perder oportunidades valiosas de tornar a sua refeição mais saudável
Alternativa – Se uma receita diz para usar natas, substituir, em parte, pelo menos, por iogurte grego, por exemplo. Corta calorias e gordura e não sacrifica sabor nem textura
Erro nº4 – Petiscar enquanto cozinha
Pode parecer irresitível provar o que se está a cozinhar ou ir petiscando os ingredientes (aqueles cubinhos de queijo ou aquele punhado de nozes, por exemplo…) sobretudo quando se está com fome.
Alternativa – E que tal uma pastilha elástica sem açúcar ou um simples copo de água para enganar o estômago?
Erro nº5 – Deixar as sobras à vista
O jantar estava delicioso e todos ficaram saciados. Mas depois ficam ali alguns salgados à mão de semear, ou mesmo o que sobrou da lasanha.
Alternativa – Guarde ou divida pelos convidados as sobras assim que possível. Afinal, longe da vista…