Chama-se “Neknominate” e já fez algumas mortes. O jogo, que tem uma página de comunidade no Facebook, incentiva as pessoas a filmarem-se enquanto bebem bebidas alcoólicas e praticam alguma “loucura” ou superam desafios.
Jonny Byrne, de 19 anos, é a última vítima do Neknominate. O jovem de Leighlinbridge, na República da Irlanda, participou atirando-se a um rio, perto da Ponte de Milford. Jonny esteve desaparecido durante algumas horas, até se encontrar o corpo. A família, ao saber do sucedido, veio apelar para que se ponha um fim a este “estúpido jogo”.
Ainda na mesma semana, a morte do DJ Rossi Cummins também foi associada a este jogo. O DJ foi encontrado inconsciente, numa casa em Dublin, depois de ter estado a jogar Neknominate, durante uma festa. Apesar de ter sido levado hospital, Rossi não resistiu.
Os vídeos são publicados na página de facebook, onde o lema é: “It’s not a crime to get drunk” (Não é crime ficar bêbado).
O jogo terá tido origem na Austrália, onde a polícia se encontra a investigar alguns casos, mas tem vindo a conquistar participantes. Na Nova Zelândia, na África do Sul, e, nomeadamente, na Irlanda este é um jogo já conhecido e onde se começa a levantar alguma polémica.