Acessulfame-K – Este adoçante dietético é utilizado em doces, bebidas, pastilhas elásticas e outros produtos com a indicação de “sem açúcar”. Só não se aconselha a pessoas com problemas renais.
Açúcar de coco – Produzido a partir da seiva, contém vitamina C, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ferro. No entanto, quase 80% da sua composição é sacarose, tendo ainda frutose e glucose. Oferece 15 calorias por colher de chá.
Aspartame – Consta do rótulo sob a denominação E951. Apesar de ter as mesmas calorias do que o açúcar, adoça 200 vezes mais.
Ciclamato de sódio – Está proibido nos EUA, mas por cá ainda se pode encontrar (E952). A sobredosagem (mais de 11 mg por quilo, ao dia) pode causar diarreias. Não se aconselha a grávidas ou crianças.
Frutose – Trata-se do açúcar da fruta e de alguns vegetais. Contém quatro calorias por grama, mas o seu poder adoçante é superior ao da sacarose. Pode ser encontrado em produtos com a indicação “sem açúcar adicionado”. Quando consumido em excesso provoca aumento de peso e dos triglicéridos.
Geleia de Agave – Extraído da mesma planta usada para produzir tequila, é 1,4 vezes mais doce do que o açúcar e tem mais calorias. Além disso, contém 90% de frutose. Vende-se em lojas de produtos naturais.
Malte de cevada ou de arroz – São xaropes com grande teor de maltose e hidratos de carbono complexos, que são absorvidos de forma gradual.
Mel – Fornece também quatro calorias por grama, mas apresenta reduzidas quantidades de vitaminas e minerais.
Melaço – Obtém-se através da fervura do caldo de cana, mas é constituído, essencialmente, por sacarose.
Poliálcoois (Sorbitol, Xilitol) – Existe em várias frutas e vegetais. Tem um poder adoçante semelhante ao do açúcar, mas com menos calorias. Encontra-se em barras de cereais, chocolates ou pastilhas elásticas.
Sacarina – É o pioneiro. Tem um poder adoçante 300 vezes superior à sacarose. Os seus efeitos em caso de sobredosagem e as restrições são idênticas à do ciclamato de sódio.
Stevia – Produzido a partir de uma planta da América Central e do Sul. Tem apenas 0,36 calorias por grama e um poder adoçante 300 vezes superior ao do açúcar. Não tem contraindicações. Já se vende nas grandes superfícies e o seu preço não varia muito dos adoçantes químicos.
Sucralose – Derivado do açúcar (E955), com poder adoçante 600 vezes superior mas que não é absorvido pelo organismo. Não se conhecem contraindicações.