Em comunicado, a BP explica que aquele teor de água foi detectado nas análises feitas às amostras recolhidas no “pipeline” e nos postos de abastecimento. “O motivo que terá originado estes resultados poderá estar relacionado com o facto de se terem realizado recentemente obras de manutenção no referido ‘pipeline’, tendo o mesmo sido testado com água sob pressão, procedimento que é usual neste tipo de intervenções”, refere o documento. “É a primeira vez que uma situação destas ocorre com os produtos da BP Portugal”, acrescenta. A BP assegura que as análises feitas às amostras recolhidas no tanque do Terminal provaram que o gasóleo em causa se encontrava “em boas condições” e sem “qualquer indício de contaminação”. “Todos os procedimentos foram cumpridos por parte do Terminal da BP, na avaliação do produto fornecido”, lê-se ainda no comunicado. Na semana passada, a BP Portugal recebeu queixas de automobilistas que abasteceram em postos de Viana do Castelo, Braga, Arouca, Tarouca e Barcelos, cujas viaturas avariaram logo de seguida. Assim que se registaram as primeiras queixas de automobilistas, na terça-feira, a BP Portugal “decidiu de imediato retirar o gasóleo de circulação e proceder a análises ao produto dos postos em causa”. A BP garante que “assumirá as suas responsabilidades” perante os seus clientes afectados por esta situação.
BP admite que gasóleo tinha excesso de água
O gasóleo que, na semana passada, foi responsável pela avaria de várias viaturas que abasteceram em seis postos do Norte apresentava "um teor de água acima do recomendado", admitiu a BP Portugal