O 3.º Congresso do Volt Portugal – projeto europeu transnacional que chegou a Portugal em junho de 2020 –, que decorreu este sábado, aprovou os novos estatutos do partido que, a partir de agora, passam a prever formalmente um modelo de co-liderança por duas pessoas de géneros não-coincidentes, que, segundo os proponentes, tem como objetivo “garantir a igualdade nas posições de liderança”.
O Volt Portugal, aliás, já adota este modelo desde o ano passado: depois de a dupla Ana Carvalho e Duarte Costa ter vencido as eleições internas do partido, liderando um projeto que previa, desde a primeira hora, um modelo de co-liderança.
De acordo com Ana Carvalho, este formato de liderança – único em Portugal – já foi “amplamente testado e com êxito reconhecido nos vários capítulos nacionais do Volt na Europa”, acrescescentando que o exemplo à frente deste partido em Portugal tem provado “que duas cabeças diversas presidem melhor do que uma”.
Para o também co-presidente do Volt Portugal, Duarte Costa, liderar pessoas e organizações exige a sensibilidade de entender e mobilizar pessoas diferentes. “Uma co-liderança diversa tem melhores condições de compromisso, de entender realidades diversas e de tomar decisões mais representativas dessa pluralidade”, afirma, reforçando que, para além de políticas pensadas em âmbito europeu, o Volt Portugal quer “também novas formas de fazer e liderar em política”. “Entre elas, queremos co-lideranças que assegurem a igualdade de género, não só enquanto garantia, como também de boa prática de decisão e representação”, diz Duarte Costa.

Apesar da decisão tomada pelos membros do partido, fica ainda a faltar a validação pelo Tribunal Constitucional nos próximos meses.
O Volt é o primeiro partido pan-europeu, marcando já presença em 31 países. Fundando em março de 2017, por três jovens – entre os quais, o eurodeputado alemão Damian Boeselager –, este projeto europeu chegou a Portugal em junho de 2020. Nas eleições legislativas de 2022, teve pouco mais de 6 mil votos (representando apenas 0,11% nas urnas).