Fundou o Democracia 21, movimento que negociou com Pedro Santana Lopes um entendimento antes de ser criado o Aliança, integrou a coligação Basta nas europeias e agora é a número dois da lista de Lisboa do Partido Popular Monárquico (PPM). Apesar de não acreditar que “a direita vá ter grandes resultados” nas legislativas, Sofia Afonso Ferreira observa, em entrevista à VISÃO, que é hora de renovação, por entender que as semelhanças entre o atual Governo e os executivos que José Sócrates chefiou não são assim tantas.
“Este Governo tem alguns laivos [do de José Sócrates] de controlar a imprensa a seu favor”, exemplifica a candidata, que diz também ser necessário insistir muito para que possa ser aprovada uma lei que criminalize o enriquecimento injustificado e que, depois, disso possa superar o crivo do Tribunal Constitucional.
O Pitch Eleitoral da VISÃO é uma rubrica em vídeo em que os candidatos dos partidos sem assento parlamentar explicam por que devem ser eleitos numa entrevista cronometrada, de dez minutos, com mais um de tolerância para concluírem a sua ideia.