“12 meses de trabalho não podem ficar sem consequências”. Foi desta forma que Moisés Ferreira, deputado do Bloco de Esquerda, justificou a decisão do partido de entregar ao Ministério Público as suas próprias conclusões sobre a Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Esta uma decisão unilateral. Parte apenas do Bloco de Esquerda. É assim a reação do partido ao chumbo do relatório final com as conclusões do inquérito à CGD. O diploma foi chumbado porque dois deputados do PS não se encontravam na sala quando a votação começou.Quando chegou a hora de votar apenas estavam presentes cinco dos sete deputados do PS, mais um do Bloco de Esquerda e outro do PCP. Havia acordo à esquerda, e estando todos presentes seria possível aprovar as conclusões finais, que contava com contributos dos três partidos. Mas faltavam dois do lado do PS. Havia assim sete votos favoráveis à esquerda que não eram suficientes para superar os sete votos contra da direita (seis deputados do PSD mais um do CDS-PP). Tudo empatado. E em caso de empate, o relatório é chumbado. Foi precisamente o desfecho final.
Na sequência deste insólito episódio, esta manhã, Moisés Ferreira, o deputado do BE na Comissão de Inquérito à CGD, anunciou que o partido “ia entregar as suas próprias conclusões ao Ministério Público”. E explica: “Houve erros de gestão na CGD que devem ser investigados (…), como no caso do assalto ao poder ao BCP ou no caso de Vale do Lobo”.
O Bloco de Esquerda votou favoravelmente o relatório ontem apresentado e se este tivesse sido aprovado, como era expectável, o BE não teria avançado com esta decisão. Até porque, lembra Moisés Ferreira, “este relarório final incluia 39 das 46 recomendações que o Bloco tinha apresentado” depois da apresentação do relatório preliminar.
O deputado informou ainda que o objetivo desta iniciativa é não deixar que todo o trabalho desenvolvido acabe sem efeito e detalhou que o documento que irão apresentar ao Ministério Público focar-se-á muito “na forma irresponsável como foi feita a capitalização da Caixa Gera de Depósitos em 2012”, detalhando mais a fundo as recomendações que já tinha apresentado. A expectativa do partido é poder apresentar as suas próprias conclusões até ao fim da próxima semana.