Pelo menos, a comparar com anteriores eleições. E sobretudo se pensarmos que, em 2011, era expectável a reeleição de Cavaco Silva, o que retirou algum calor ao combate político.
Mas a verdade é que, cinco anos depois, e com um número recorde de 10 candidatos à presidência, o interesse dos telespectadores nas discussões tem sido ainda menor.
Em 2011 o debate mais apetecido juntou 1,3 milhões de portugueses à volta da televisão, no dia 29 de dezembro de 2010, para ver Aníbal Cavaco Silva, então presidente em funções, que se candidatava a um segundo mandato, e Manuel Alegre. Já em 2016 o melhor interesse conseguido pelos pretendentes a Belém ficou-se pelos mesmos 1,3 milhões de espetadores (mais exatamente 1 328 milhões). Tratou-se do frente a frente entre António Sampaio Nóvoa e Marcelo Rebelo de Sousa, transmitido pela SIC.
Apesar do empate em números absolutos de espetadores, Alegre e Cavaco foram mais eficazes em termos de audiências, já que conseguiram 34,9% do share, enquanto Nóvoa e Marcelo se ficaram pelos 26,8 por cento.
De notar que este foi o debate mais visto, e considerado por alguns o verdadeiro arranque da campanha. Antes de Marcelo e Nóvoa, os candidatos tiveram prestações ainda piores no que respeita à captação de interesse televisivo. O confronto entre Maria de Belém e Marcelo Rebelo de Sousa ficou abaixo de um milhão de espetadores. Mas o menos visto de todos juntou apenas 7700 espetadores, no dia 2 de janeiro, para ver Henrique Neto e António Nóvoa, na RTP3, que não é canal aberto.
O terceiro mais visto, entre Belém e Marcelo, teve metade da audiência conseguida pelo frente a frente que despertou mais interesse nas presidenciais de 2011, entre Cavaco e Alegre.
Durante oito dias houve três debates diários entre 9 candidatos (dos 10, um, Cândido Ferreira, recusou participar), logo a seguir a longos meses de um espaço público atulhado em notícias e argumentações sobre o desfecho das legislativas. Pode ser indiscutível o cansaço dos 9,6 milhões de potenciais votantes (incluindo emigrantes) em relação ao tema eleições. Mas será que explica tudo?
Top 5 dos debates
1º António Nóvoa vs Marcelo Rebelo de Sousa (SIC) – 1 328 milhões de espetadores – 26,8% de audiências
2º António Nóvoa vs Maria de Belém (TVI) – 1 064 milhões de espetadores – 23% audiências
3º Marcelo Rebelo de Sousa vs Maria de Belém (RTP1 e RTP3) – 850,8 mil espetadores – 17,4% audiência
4º Edgar Silva vs Marcelo Rebelo de Sousa (RTP1) – 713 mil espetadores – 14,9% audiência
5º Henrique Neto vs Maria de Belém (RTP1) – 692 mil espetadores – 14% audiência
Fonte: GFK, Mediamonitor e Carat
O mais visto das eleições presidenciais de 2011
Aníbal Cavaco Silva vs Manuel Alegre, a 29 de dezembro de 2010, visto por 1,3 milhões de espetadores