“Estes ataques russos têm de acabar. Precisamos de um cessar-fogo o mais rapidamente possível. E de uma ação forte se a Rússia continuar a procurar ganhar tempo e a recusar a paz”, escreveu Emmanuel Macron na rede social X.
“Enquanto a Ucrânia aceitou a oferta do Presidente Trump de um cessar-fogo total e incondicional de 30 dias há quase um mês, e enquanto trabalhamos com todos os nossos parceiros em maneiras de alcançar a paz, a Rússia continua a guerra com intensidade crescente, ignorando os civis”, lamentou o Presidente francês, referindo-se a “vários ataques russos”, no sábado à noite, “que tiveram como alvo áreas residenciais” na capital Kiev
“Por quanto tempo a Rússia ignorará as propostas de paz dos Estados Unidos e da Ucrânia enquanto continua a matar crianças e civis?”, questionou ainda Macron.
Também Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou este domingo que os ataques aéreos russos contra a Ucrânia estão a aumentar, mostrando que a pressão internacional sobre Moscovo é “ainda insuficiente”.
Lusa/Fim