Escolhida pelo Comité Nobel pela “sua intensa prosa poética que confronta traumas históricas e expõe a fragilidade da vida humana”, Han Kang é a grande vencedora.
“A autora tem uma consciência única das ligações entre o corpo e a alma, os vivos e os mortos, e, com o seu estilo poético e experimental, tornou-se uma inovadora na prosa contemporânea”, considerou ainda a Academia Sueca.
CONHEÇA AQUI DOIS DOS MAIS APLAUDIDOS LIVROS DA AUTORA:
‘A Vegetariana’, de Han Kang: As árvores nem sempre morrem de pé
‘Atos Humanos’, o livro de Han Kang que nos faz ouvir um coro coreano
Nascida em 1970 em Gwangju, na Coreia do Sul, é a autora de A Vegetariana, de Atos Humanos, d’O Livro Branco e Lições de Grego. Han Kang é o primeiro autor sul-coreano a receber este prémio.
De acordo com a academia, “a grande revelação internacional de Han Kang deu-se com o romance ‘A Vegetariana'”, um livro que “retrata as consequências violentas que se seguem quando a sua protagonista Yeong-hye se recusa a submeter-se às normas de ingestão de alimentos”.
Em 2023, o escolhido foi o norueguês Jon Fosse, precisamente o mesmo que liderou até ao fim a lista das apostas, juntamente com Can Xue.
O Nobel da Literatura é um prémio concedido anualmente, desde 1901, pela Academia Sueca a autores que fizeram notáveis contribuições ao campo da literatura, e tem um valor pecuniário superior a 900 mil euros.