Já é uma tradição. Todos os anos, no dia 1 de novembro, Mariah Carey anuncia que estão abertos os festejos de Natal. A cantora recorre às redes sociais para dar por aberta a época, ainda que o advento não tenha começado oficialmente (este ano tal acontece a 3 de dezembro, segundo o ano litúrgico). É a época da artista norte-americana, pois, assim que o Halloween termina, o seu tema de maior sucesso regressa a todos os tops de música. E este ano não foi exceção, uma vez que no dia 2 de novembro “All I Want For Christmas Is You” já estava no 50º lugar do top global do Spotify. No ano passado, o tema foi tocado mais de 1,1 mil milhões de vezes só em dezembro na plataforma de streaming de conteúdos áudio, assegura a “Forbes”.
Desde 1994 que esta é uma das músicas de Natal mais populares em todo o mundo. Surgiu no quarto álbum da cantora e é a 12ª música mais vendida de sempre, com 16 milhões de vendas. No YouTube, o vídeo original publicado no canal da artista em 2009, conta com 759 milhões de visualizações. Um tema que faz Mariah Carey arrecadar milhões de dólares em royalties, mas também nas digressões festivas que faz, ou outros produtos que vai criando, como conteúdos para plataformas de streaming alusivos ao Natal e com a música de sucesso como mote.
Segundo dados publicados pela revista “Billboard” o ano passado, Mariah Carey faturou 1,55 milhão de dólares (cerca de 1,45 milhão de euros) por ano em royalties por a música ser tocada ou vendida. Além disso, lucrou 830 mil dólares (cerca de 781 mil euros) por ano devido a taxas ligadas ao uso de “All I Want For Christmas is You”. A revista “The Economist” estima que o tema rendeu 60 milhões de dólares (cerca de 56,5 milhões de euros) entre 1994 e 2017 em royalties.
E Mariah Carey não é a única a lucrar todos os anos com esta música. Walter Afanasieff, co-autor do tema, e a discográfica Sony Music também arrecadam parte do valor gerado. Além disso, outros artistas, como Michael Bublé, Miley Cyrus, Dolly Parton, Shania Twain, Ariana Grande, Demi Lovato e My Chemical Romance, tiveram autorização para fazer as suas versões da canção e ganham por cada vez que elas são tocadas. Isto faz de “All I Want For Christmas is You” uma das músicas modernas com mais covers de sempre. Aliás, a própria Mariah Carey juntou-se a Justin Bieber em 2011 para uma nova versão do tema para o álbum do cantor “Under the Mistletoe”. E a música até apareceu no filme “O Amor Acontece”, de 2003.
Estes valores e o êxito que o tema tem todos os anos em diferentes países na época de Natal, levam o Guinness Book a considerar “All I Want for Christmas is You” o single festivo de maior sucesso de um artista a solo.
Outras músicas de Natal
Apesar do sucesso de “All I Want For Christmas is You”, existem outras músicas de Natal que todos os anos, nesta época, ressurgem e dão lucros aos artistas que as interpretam. É o caso de “Last Christmas”, dos Wham!, lançado em 1986. Com 36 anos, diz o “The Telegraph” rende cerca de 540 mil euros por ano. Contudo, há quem acredite que esse valor aumentou nos últimos anos devido a uma crescente popularidade que se registou, mas sem existirem dados oficiais.
A música “Fairytale Of New York”, dos The Pogues & Kirsty MacColl foi lançada em 1987 e todos os anos arrecada 460 mil euros, diz o “The Mail”. Enquanto isso, o tema “Merry Christmas Everyone” de Shakin’ Stevens é de 1985 e todos os anos traz lucros de cerca de 150 mil euros.