A marca de luxo italiana Prada vai desenhar os fatos espaciais da NASA que serão usados na missão Artemis III, em 2025. O anúncio foi feito através de um comunicado de imprensa em que a marca de moda anunciou a colaboração com a empresa Axiom Space na elaboração dos fatos.
Esta será a “primeira parceria inovadora entre uma marca de moda de luxo italiana e uma empresa espacial comercial, a Axiom Space, líder do setor e arquiteta da primeira estação espacial comercial do mundo”, lê-se no comunicado.
A marca de moda, fundada em Milão em 1913, foi convidada a desenvolver a camada exterior dos fatos espaciais, que deverão perdurar no tempo e ser resistentes de forma a aguentarem as condições exigentes da superfície lunar e permitirem a liberdade de movimentos dos astronautas.
A experiência da Prada na escolha de materiais e manufaturas pode revelar-se uma mais-valia ao projeto, que envolve engenheiros da marca de luxo e equipas de sistemas da Axiom Space, refere ainda o documento.
“A experiência técnica da Prada com matérias-primas, técnicas de fabrico e conceitos de design inovadores trará tecnologias avançadas instrumentais para garantir não só o conforto dos astronautas na superfície lunar, mas também as tão necessárias considerações de fatores humanos ausentes dos fatos espaciais antigos”, explica Michael Suffredini, CEO da Axiom Space.
Esta não é a estreia da marca fora do mundo da moda, uma vez que a Prada já esteve envolvida noutros grandes projetos de design, como na Taça Americana de vela. “Sentimo-nos honrados por fazer parte desta missão histórica com a Axiom Space (…) É uma verdadeira celebração do poder da criatividade e da inovação humanas para fazer avançar a civilização”, explica, por seu lado, Lorenzo Bertelli, Diretor de Marketing do Grupo Prada.
A missão Artemis III só deverá ocorrer em 2025 e espera voltar a colocar seres humanos na Lua, sendo a primeira aterragem lunar tripulada desde 1972. Ao mesmo tempo, será também a primeira missão espacial a colocar uma mulher na superfície lunar.