Em pouco mais de 24 horas, é o segundo objeto voador não identificado (OVNI) abatido no espaço aéreo da América do Norte.
Um caça americano, agindo sob as ordens do primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, abateu hoje outro objeto voador não identificado com um míssil, depois de na sexta feita ter sido derrubado um “objeto desconhecido” que atravessava o espaço aéreo dos Estados Unidos na costa do Alasca.
No fim de semana anterior, as forças norte-americanas tinham já abatido o que foi classificado como um “balão-espião” chinês que sobrevoava os Estados Unidos.
“Ordenei o abate de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo canadiano. @NORADCommand abateu o objeto sobre o Yukon. Aeronaves canadianas e americanas foram codificadas e um F-22 dos EUA disparou com sucesso contra o objeto”, anunciou esta noite no Twitter o primeiro-ministro canadiano.
O que se sabe, afinal, sobre os misteriosos OVNI a sobrevoar a América?
1. O balão chinês abatido no dia 4 de fevereiro voava a 60.000 pés e é, segundo as autoridades americanas, usado com propósito de vigilância. Washington informou que o objeto, do tamanho de três autocarros, estava equipado para detetar e recolher sinais de inteligência, integrando um programa de vigilância aérea militar que tem como alvo mais de 40 países.
2. Os EUA cancelaram a viagem do secretário de Estado americano, Antony Blinken, à China e impuseram sanções a seis entidades chinesas ligadas ao alegado “balão-espião”. O Gabinete de Indústria e Segurança dos EUA disse que as seis entidades estavam a ser visadas pelo “seu apoio aos esforços de modernização militar da China, especificamente os programas aeroespaciais do Exército Popular de Libertação (PLA), incluindo dirigíveis e balões”.
3. A China já admitiu que o balão lhe pertence, mas disse que se tinha extraviado da rota devido a ventos fortes e que era “um aparelho voador civil usado para fins de pesquisa, principalmente meteorológica”, não para espionagem.
4. Os dois objetos abatidos ontem e hoje, sábado, são substancialmente mais pequenos, do tamanho de um carro. No entanto, o Pentágono diz que ainda não foram recuperados e pouco se sabe mais sobre as suas características.
5. Tropas militares do Comando Norte dos EUA trabalham agora com unidades da Guarda Nacional do Alasca, o F.B.I. e outras autoridades locais para recuperar o OVNI abatido no Alasca, operações condicionadas pelas condições climatéricas adversas e a água gelada.
6. “Não temos mais detalhes neste momento sobre o objeto, incluindo suas capacidades, propósito e origem”, disse o Pentágono em comunicado.
7. Sobre o OVNI abatido hoje também não há mais informações disponíveis. “As forças canadianas vão agora recuperar e analisar os destroços do objeto”, disse Justin Trudeau no seu post no Twitter.