O empresário e oligarca russo – conhecido como o “cozinheiro de Vladimir Putin” – Yevgeny Prigozhin admitiu, esta segunda-feira, que a Rússia já interferiu em eleições norte-americanas, e disse que continuará a fazê-lo no futuro.
“Nós interferimos. Interferimos e continuaremos a fazê-lo. Cuidadosamente, de forma precisa, cirúrgica, à nossa maneira única”, confessou Prigozhin, numa mensagem no Telegram. A declaração surgiu como resposta a uma pergunta sobre acusações de interferência russa nas eleições intercalares que se realizam esta terça-feira.
O empresário foi formalmente acusado de patrocinar “fábricas de trolls” com sede na Rússia, que procuram influenciar a política dos EUA.
O Kremlin é acusado de interferir nas eleições dos EUA pelo menos desde 2016, quando hackers ligados à Rússia invadiram os e-mails do Comité Nacional Democrata e do presidente da campanha de Hillary Clinton, John Podesta.
Os serviços de informações dos Estados Unidos denunciaram ações concertadas entre grupos de piratas informáticos da Rússia e do Irão, para interferirem nas eleições intercalares.