O carro funerário com o caixão de Isabel II saiu segunda-feira do Castelo de Balmoral, em direção a Edimburgo, num percurso de cerca de 280 quilómetros que juntou milhares de pessoas nas ruas, para se despedirem da rainha. Durante parte do longo caminho houve, no entanto, um pormenor a chamar a atenção de muitos (milhares nas ruas, milhões pelas televisões)… tantos que “deitaram abaixo” um site. Vamos à história: no início do cortejo, era visível no vidro do carro funerário um autocolante da agência funerária contratada pelo gabinete de Lord Chamberlain, o departamento que se encarrega de fazer cumprir os protocolos reais.
O nome “William Purves” despertou a curiosidade da multidão a ponto de o site da funerária ter ficado indisponível graças ao elevadíssimo e inesperado número de tentativas de acesso.
Certo é que algures entre o ponto de partida e de chegada do cortejo, o autocolante foi retirado. A publicidade foi removida “na primeira oportunidade”, garante um porta-voz da empresa, citado pelo The Sun.
A empresa, apesar de ter cumprido com o plano meticuloso (mudar a cor do carro de cinzento para preto para marcar a ocasião “única”, por exemplo), não removeu o logótipo do veículo. “Quando o cortejo deixou Balmoral, percebemos a atenção negativa que a nossa empresa estava a receber em relação à marca e retirámos o logótipo. Agimos o mais rapidamente possível e temos orgulho em sermos discretos com todos os nossos clientes”, explica.
Quando o site voltou a funcionar, era visível a seguinte mensagem: “Quando confiamos na William Purves, podemos esperar os mais altos padrões de profissionalismo, cuidado compassivo e um serviço verdadeiramente distinto”.
Nas redes sociais, foram muitos os que se pronunciaram acerca da publicidade inconveniente no carro funerário.
O funeral da rainha Isabel II terá lugar na Abadia de Westminster, no dia 19 de setembro. O caixão seguirá depois para o seu destino final, o Castelo de Windsor.