É uma brincadeira, claro, mas uma brincadeira a que poucos resistem. No site da NASA dedicado à viagem do rover Perseverance, que pousou esta quinta-feira, 18, em solo marciano, há um pouco de tudo. Desde explorar melhor o local onde o robô irá procurar vestígios de vida, em volta de uma cratera que se acredita ter sido um grande lago, a ouvir os sons captados no planeta vermelho – ou mesmo simular como soaria a nossa voz se lá estivessemos.
Mas estas são só duas das muitas experiências remotas possíveis a partir do site oficial. Podemos também marcar lugar na próxima viagem a Marte (com data prevista para 2026…) e ainda “postar” uma foto nossa, mesmo ali ao lado. É só fazer “upload” da imagem escolhida e selecionar o fundo que mais nos agradar.
Para tirar uma foto em Marte
Para ouvir como soaria em Marte
O robô “Perseverance”, da missão da NASA, aterrou quinta-feira, 18, pelas 20:56 de Lisboa, na superfície de Marte, para recolher amostras do solo e de outros elementos do planeta.
A aterragem do “Perseverance” (“Perseverança”), uma missão não tripulada, foi transmitida nas redes sociais Twitter e YouTube e também na página oficial da NASA. As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).
O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipa responsável pela coordenação da aterragem do “Perseverance” recebeu a informação de que o robô tinha aterrado, o aparelho já estaria há vários minutos no solo.
A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 20:48 em Lisboa e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorizada ao segundo. A fase final do processo demorou cerca de sete minutos.
O momento da aterragem foi aplaudido pela equipa que dirigiu as operações.