Ficou conhecido em todo o mundo depois de a sua empresa de desenvolvimento de jogos – a Yoozoo, uma das primeiras do género criadas na China a internacionalizar-se – ter criado o jogo “Game of Thrones: Winter Is Coming”, no início do ano passado. O negócio corria tão bem que tinha até já firmado, desde setembro, uma parceria com o realizador do filme A Guerra das Estrelas: O Último Jedi, Rian Craig Johnson, para produzir uma série de ficção que seria lançada na Netflix.
Mas este dia de Natal de 2020 acabou por interromper o percurso bem-sucedido de Lin Qi: internado havia vários dias, depois de uma indisposição que não passava, acabou por não resistir. Não há muitos mais detalhes sobre o caso – mas a polícia acredita que Lin Qi tenha sido envenenado. E já identificou o principal suspeito.
Foi em 2009 que Lin Qi fundou a Yoozo, acabando por se tornar uma uma estrela do lucrativo mercado de jogos da China, com um património líquido de 800 milhões de dólares, de acordo com a Hurun China Rich List. Além do conhecido jogo baseado na Guerra dos Tronos, a Yoozoo também produziu o jogo Brawl Stars, que tem feito sucesso entre miúdos e graúdos e já anunciou um campeonato mundial para o próximo ano de 2021. Além disso, a empresa é ainda conhecida por deter os direitos de adaptação para cinema do romance de ficção científica O Problema dos Três Corpos, de Liu Cixin, que conta como seria um primeiro contato do ser humano com alienígenas – um livro aclamado pela crítica e que conta com o ex presidente dos EUA Barack Obama e o líder do Facebook, Mark Zuckerberg, entre os seus fãs.
Mas, por volta das cinco da tarde do passado dia 17, a polícia recebeu uma chamada de um hospital a propósito de um paciente com o apelido Lin, fez saber a polícia de Shangai, em comunicado. É que, ao tratar o doente, o hospital constatou que tinha sido envenenado – e de imediato as autoridades iniciaram uma investigação. Agora, segundo os media locais, acredita-se que possa ter ingerido o veneno depois de beber puer, um chá-fermentado e considerado medicinal pelos chineses.
Há ainda relatos de que a polícia de Shanghai tem já um suspeito sob custódia – alegadamente Xu Yao, responsável pela área de desenvolvimento de filmes da Yoozoo, uma detenção que surge depois de vários rumores sobre uma eventual disputa pela liderança da empresa.
“Adeus, jovem. Estaremos juntos, continuaremos a ser gentis, a acreditar na bondade e a lutar contra tudo o que é mau”, assinalou a empresa num emocionado comunicado publicado na sua página oficial da rede Weibo (que é assim uma espécie de Twitter chinês) e que já foi visto mais de 290 milhões de vezes.