No passado dia 23 de dezembro, uma mulher sem-abrigo deu à luz gémeos à entrada da faculdade de Trinity, a mais rica das que integram a Universidade de Cambridge. A mulher, que se pensa ter cerca de 30 anos, foi socorrida por transeuntes e levada para o hospital Rosie, uma maternidade nos arredores de Cambridge.
Uma testemunha contou ao Cambridge News que viu a recente mãe dentro de uma ambulância envolvida em cobertores com os seus dois filhos recém-nascidos. Os paramédicos envolvidos no caso contaram ao mesmo jornal que o parto aconteceu por volta das sete horas da manhã de segunda-feira.
De acordo com outra testemunha, a mulher, que permanece anónima, deu à luz à 29ª semana, cerca de 11 semanas mais cedo que o suposto. O episódio gerou uma onda de solidariedade e a campanha de angariação de fundos para ajudar a mãe já arrecadou cerca de 22 mil libras (mais de 25 mil euros) até ao momento, número que ultrapassa em muito o objetivo inicial de 500 libras. “Quer sejamos religiosos ou não, estamos familiarizados com a história de Natal de uma mãe que deu à luz seu filho na pobreza, procurando refúgio num estábulo. Essa é a realidade para muitas pessoas que vivem nas ruas”, disse Jess Agar, fundadora da campanha ao jornal The Guardian, acrescentando: “Imagine dar à luz sozinho na calçada, à sombra da faculdade mais rica de Cambridge.”