A alguns meses de formalizar a primeira visita oficial enquanto Presidente dos Estados Unidos ao Reino Unido para reunir com os chefes de estado britânicos – prevista para verão – as razões dos opositores a esta visita só aumentam ainda mais.
Desta vez, foi a redescoberta de um Tweet feito pelo polémico novo inquilino da Casa Branca em 2012 na sua conta privada, sobre as polémicas fotografias de Kate Middleton em topless divulgadas na altura, em que dizia: “Quem não tiraria um fotografia e faria muito dinheiro com ela se faz aquela coisa dos banhos de sol nua. Por favor, Kate!”.
Depois das muitas criticas que lhe foram feitas na altura, Trump respondeu com um outro Tweet, não muito apaziguador das suas relações com a realeza britânica, dizendo “a Kate Middleton é fantástica mas não devia estar a apanhar sol nua – só a podemos culpar a ela”.
Esta visita, que envolve um banquete com a Rainha no Palácio de Buckingham, tem sido muito criticada – mais de 1.6 milhões de pessoas estão contra – e vai ser discutida no Parlamento Inglês, a 20 de fevereiro. E a este argumento do Tweeter juntam-se muitos outros que têm por base os constrangimentos que o Presidente tem causado à família real, nomeadamente o facto de o staff político do Presidente já ter avisado o Príncipe Carlos que para não “dar uma palestra” a Trump sobre as alterações climáticas, porque ele vai responder à letra.
No entanto, Theresa May já garantiu que não vai retirar o convite que fez a Donald Trump porque o encontro tem um “substancial interesse nacional”.