O que significa ser um bom cidadão no século XXI? Talvez um ex-presidente o saiba. Ou conseguirá saber. Será essa, pelo menos, a esperança de Barack Obama na hora de sair Sala Oval.
Aproveitando a proximidade a várias comunidades, o ex-líder dos EUA uniu-se à sua mulher, Michelle, para criar a Fundação Obama. Projetada em 2014, a instituição terá agora a total atenção da família.
Num vídeo lançado na plataforma da instituição, o casal explica os objetivos que pretende atingir com a organização não lucrativa. Depois de umas pequenas férias, como referiu a ex-primeira dama, a família Obama vai dedicar-se a “moldar, em conjunto, o que significa ser bom cidadão no século XXI”.
Para isso, o casal convida toda a gente a fazer parte desta nova aventura. “Digam-nos o que querem que este projecto seja e digam-nos o que vai na vossa cabeça. Enviem-nos as vossas ideias, esperanças e as vossas crenças sobre aquilo que podemos alcançar juntos.”
Virada para o futuro e para a cidadania, a fundação vai estar localizada em Chicago, cidade na qual Obama chegou a dar aulas de direito e contará a história da sua presidência. Nas instalações poder-se-ão encontrar documentos (tanto em papel como em multimédia) e objetos relacionados com os dois mandatos de presidência do primeiro afro-americano a liderar a América.
O centro vai ser constituído por um museu, uma biblioteca, um instituto académico e os escritórios da fundação, e a obra deverá estar concluída entre 2020 e 2021.