A meta, desde 2010, é que os hospitais públicos britânicos atendam 95% dos utentes dentro de um limite máximo de espera de quatro horas. Os últimos dados revelam, no entanto, que as unidades estão a atender apenas 92.6% dos pacientes dentro daquele limite, um número que o secretário de Estado da Saúde Jeremy Hunt classifica como “desapontador”
Até 2010, a meta era de 98% dos utentes vistos até ao mesmo tempo máximo de espera.
Jeremy Hunt salienta, no entanto, que o serviço nacional de saúde continua a atender nove em cada 10 pessoas dentro de quatro horas. “Saímos bem na comparação internacional”, sublinha o responsável.
Os dados do serviço nacional de saúde britânicos surgem um dia depois da notícia da morte de um homem de 57 anos que terá estado cerca de seis horas à espera de ser atendido antes de morrer, no Hospital de Santa Maria da Feira, num caso semelhante ao registado na semana passada no Hospital de S. José, em Lisboa.
Por outro lado, no hospital Amadora-Sintra, o tempo de espera nas urgências chegou a ser de 24 horas entre 25 e 27 de dezembro.