O ranking não traça um retrato animador no que toca à transição para combustíveis sustentáveis: 87% das 77 companhias aéreas de todo o mundo, ou seja, 67, ou estão a comprar combustíveis sustentáveis para a aviação, mas em quantidade insuficiente, ou a comprar o tipo errado de combustíveis, ou nem sequer estão a considerar usar combustíveis sustentáveis. Entre a 41.ª posição e a última, as companhias aéreas têm zero pontos em todas as opções analisadas e a TAP aparece na lista das piores classificadas.
A associação ambientalista Zero, que faz parte Federação Europeia de Transportes e Ambiente e que divulga a análise, afirma que da redução de emissões da TAP se conhece apenas um voo de teste com combustíveis sustentáveis em 2022, “não se conhecendo objetivos para a utilização de combustíveis sustentáveis para a aviação ou e-SAF (combustível sintético) até 2030 ou investimentos ou acordos relacionados com combustíveis sustentáveis para a aviação”.
“As companhias aéreas, incluindo a TAP, não estão apenas a fazer muito pouco no que respeita à adoção de combustíveis sustentáveis para a aviação; muitas delas não estão a fazer nada, levantando sérias dúvidas sobre os passos que é preciso dar para mitigar o seu impacto climático”, acrescenta a Zero.
As três companhias aéreas com melhor classificação nesta análise são a Air France-KLM, a United Airlines e a Norwegian, pelo recurso (uso ou investimento) a combustíveis sustentáveis.