Uma “oferta irrecusável” da Puma, segundo avançou o jornal espanhol Marca, vai levar a Seleção Nacional de futebol a interromper uma ligação de 28 anos com a Nike. De acordo com o Record, a proposta da marca alemã duplica os valores do contrato em vigor com a rival norte-americana, que também patrocina o capitão Cristiano Ronaldo.
Contactada pela VISÃO, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) optou por não se pronunciar sobre o tema, não confirmando nem desmentido a notícia. A Marca refere que as negociações estão a ser conduzidas diretamente pelo presidente Fernando Gomes e que o acordo será confirmado “nos próximos dias”.
A concretizar-se, a Puma passará a ser a fornecedora de equipamentos desportivos da equipa das Quinas a partir de janeiro de 2025, após o fim do atual vínculo com a Nike, que se prolonga até dezembro de 2024. O Europeu do próximo ano, na Alemanha, marcará assim a despedida em grandes competições da marca norte-americana, no que respeita à seleção principal masculina – isto caso Portugal carimbe a esperada qualificação, na qual estão cumpridas apenas duas jornadas até ao momento.
A separação da Nike acontecerá, assim, ao fim de 13 presenças consecutivas em fases finais de Mundiais e Europeus, desde o primeiro acordo assinado com a FPF, em 1997. Nas outras quatro participações, Portugal equipou sem qualquer marca no Mundial-1966, vestiu-se de Adidas no Euro-1984 e no Mundial-1986 e esteve no Euro-1996 com equipamentos da Olympic, marca com a qual a FPF rescindiu de forma unilateral, no ano seguinte, para se comprometer com a Nike – uma decisão do tempo de Gilberto Madaíl que acabou nos tribunais e que só foi resolvida quase 20 anos mais tarde, com um acordo entre as partes.
Recorde todos os equipamentos de Portugal em fases finais percorrendo a galeria de imagens no tempo da página.
No início de 2023, a Puma deixou de patrocinar a Itália (assinou com a Adidas), pelo que a Seleção portuguesa passará a ser a equipa nacional mais cotada no portefólio da marca alemã, que também conta com Marrocos, Suíça, Uruguai ou Senegal, entre outras.