Um pouco assustado, mas tranquilo. Cerca de 20 horas depois de ter sido vítima de uma tentativa de assalto, quando regressava ao seu hotel em Ipanema, após assistir ao final da prova de ciclismo, em Copacabana, o ministro da Educação preferiu desvalorizar a ocorrência e sublinhar antes que esse tipo de situações pode ocorrer em qualquer parte do mundo: “Não nego que tive um susto, mas é importante que isso não estrague a sensação fantástica de podermos viver os Jogos Olímpicos numa cidade irmã e de língua portuguesa.”
Tiago Brandão Rodrigues e a sua assessora, Rita Roque, foram abordados no final da tarde de sábado, 5, em plena rua, por dois assaltantes que, depois de lhes retirarem alguns dos objectos que transportavam, acabaram por se pôr em fuga devido à ação pronta de populares que vieram em auxílio dos dois portugueses.
Os pormenores do assalto contado pelo próprio Tiago Brandão Rodrigues: “Aconteceu tudo de uma forma muito natural e muito rápida. Ao chegar ao hotel, depois de assistir à prova de ciclismo, em Copacabana, fui abordado na rua, numa zona muito movimentada, por dois indivíduos que, com uma arma branca na mão, pediram dinheiro e nos tiraram os pertences. Acontece que as pessoas nas imediações reagiram e eles tiveram que fugir e, na fuga, largaram tudo o que nos tinham tirado. Como um dos assaltantes foi logo capturado pela polícia, ainda na rua, nós tivemos que ir falar com as autoridades sobre o que tinha acontecido. Depois, voltámos para o hotel e temos mantido a nossa vida normal, a assistir à participação dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos”.
O ministro que tem a tutela do Desporto e que, há quatro anos, participou nos Jogos de Londres 2012 como adido local da comitiva portuguesa, metendo férias no seu trabalho como investigador em Cambridge, sublinhou que esta é a quarta vez que se encontra na cidade. “Sempre me senti muito seguro no Rio de Janeiro e no Brasil, embora saiba que acontecem sempre coisas que nós sabemos que acontecem nesta sociedade, mas que também acontecem na Europa. Acima de tudo é preciso ter tranquilidade”, pediu.
Tiago Brandão Rodrigues chegou ao Rio de Janeiro na quinta-feira, 4, ainda a tempo de assistir ao jogo de futebol entre Portugal e a Argentina. Na sexta-feira à noite esteve no estádio do Maracanã, na cerimónia de abertura e, no sábado, foi ver a chegada da prova de ciclismo, em Copacabana. De acordo com o programa oficial, o ministro estará no Rio até quarta-feira.