Depois de ter sido campeão da Europa em K1 1000 nos escalões júnior e sub-23, sensação que repetiu em K4 1000 com Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes, Fernando Pimenta cumpriu mais um sonho, o de ser o ‘rei’ do velho continente.
O canoísta luso, que liderou do princípio ao fim, concluiu os 1000 metros em 3 minutos e 29,040 segundos, batendo o dinamarquês Rene Poulsen e o húngaro Balint Kopasz, respetivamente segundo e terceiro, por mais de três segundos.
A dois meses dos Jogos Olímpicos, a competição em que todos apostam, Pimenta revelou uma consistência bem superior aos grandes adversários que vai encontrar no Rio de Janeiro: o atleta de Ponte de Lima garante, no entanto, que não preparou qualquer pico de forma para Moscovo, confiando “plenamente” na preparação que está a desenvolver.
Esta é a primeira medalha de Portugal nos Europeus de canoagem, que decorrem até este domingo, dia em que Pimenta volta a ter nova oportunidade, em K4 1000, com Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes, um quarteto que também vai representar o País no Brasil, em Agosto.