A campanha de angariação de fundos para comprar a tela “A Adoração dos Magos”, do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), ultrapassou os 600 mil euros, revelou hoje fonte da organização.
De acordo com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), a campanha “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”, acaba de ultrapassar os 600 mil euros necessários para a aquisição da obra a privados.
Esta foi primeira campanha de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público levada a cabo em Portugal.
Lançada no ano passado, a campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo” tinha como objetivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.
A tela de Domingos Sequeira – considerada “insubstituível” pelo museu – faz parte da série “Palmela”, com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua coleção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.