«O que vimos, nestes últimos dias, é mesmo muito bom», comentava João Silva, fotógrafo português do The New York Times, residente na África do Sul, antes da cerimónia da entrega dos Prémios Estação Imagem, que decorreu hoje de manhã, sábado, 16, em Viana do Castelo. João Silva era um dos membros do júri internacional que nos últimos três dias esteve reunido em Viana, fechado numa sala, para escolher as imagens merecedoras dos Prémios Estação Imagem, entre as 226 reportagens candidatas (e as 104 imagens inscritas para uma nova categoria, Fotografia do Ano). «Houve 190 fotógrafos que participaram, o que no panorama português é quase a totalidade da classe», sublinhou Luís Vasconcelos, diretor da Estação Imagem.
«Fui júri em muitas partes do mundo, mas raramente vi um conjunto de trabalhos tão bons», começou por dizer Aindan Sullivan, vice-presidente da agência Getty Images e presidente do júri deste ano, às dezenas de pessoas presentes no Teatro Sá de Miranda para assistirem à cerimónia de entrega dos prémios.
Os dois mais importantes galardões, Grande Prémio Estação Imagem e Fotografia do Ano, foram entregues, respetivamente, a Mário Cruz, fotógrafo da Lusa, com ‘Talibés, Escravos Contemporâneos’, e ao fotojornalista galego Gabriel Tizón, com uma imagem tirada no campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos.

Grande Prémio Reportagem Estação Imagem: Talibés, escravos contemporâneos
MARIO CRUZ
A reportagem de Mário Cruz «faz luz», como ele próprio diz, sobre crianças guineenses e senegalesas que são obrigadas a pedir durante oito horas por dia para falsos líderes muçulmanos. Foi premiada no World Press Photo deste ano, na categoria Assuntos Contemporâneos, e publicada no The New York Times e na revista Newsweek. «Fico muito contente por receber este prémio, não em termos pessoais, mas porque permite mais uma vez lembrar estas crianças ignoradas. Quando tive conhecimento desta história, achei que tinha mesmo de a fazer», explicou o fotógrafo à plateia do Teatro vianense. Ele meteu férias da Lusa e durante um mês esteve na Guiné e no Senegal, por sua conta e risco. «Sabia o que ia encontrar, mas a realidade era ainda mais perturbadora do que estava à espera. Felizmente, as coisas estão a mudar desde que a reportagem foi publicada e o governo do Senegal comprometeu-se a fazer uma campanha de sensibilização com estas imagens.»
Fotografia do ano Estação Imagem: mapa dos refugiados, Ilha de Lesbos, Grécia
Gabriel Tizón
Quanto à imagem ‘Fotografia do Ano’, do fotógrafo galego Gabriel Tizón (que acabou de perder o emprego), Laurent Rebours, diretor de fotografia da Associated Press em Paris, diz que, quando a fotografia apareceu no ecrã, os quatro membros do júri perceberam de imediato que aquela era uma imagem muito especial. «Já vi milhares de fotografias de refugiados e nunca vi uma fotografia assim», confessou João Silva. «Esta tem um impacto tão grande que vai direta ao coração.»

Menção honrosa Assuntos Contemporâneos: uma Mulher Morreu Aqui
José Carlos Carvalho
Da reportagem de José Carlos Carvalho sobre mulheres vítimas de violência doméstica, Cheryl Newman sublinhou «o incrível trabalho de pesquisa» e a estética das imagens. «É fotografia documental no seu melhor.»
Prémio Reportagem Notícias: campanha eleitoral eleições legislativas e chegada ao poder de um governo de esquerda, Portugal
José Carlos Carvalho
Já do trabalho do fotógrafo desenvolvido à volta das eleições legislativas de 2015 e da chegada ao poder de um governo de esquerda, que venceu na categoria Notícias, Aindan Sullivan fez questão de dizer: «Todas as imagens mostram que o fotógrafo estava a pensar quando as fez.» Já João Silva comenta que «esta é uma reportagem fora do óbvio sobre um assunto óbvio.»
LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS
PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2016 VIANA DO CASTELO TALIBÉS, ESCRAVOS CONTEMPORÂNEOS Mário Cruz
FOTOGRAFIA DO ANO O MAPA DOS REFUGIADOS Gabriel Tizón
MENÇÃO HONROSA DEBAIXO DOS HOLOFOTES Bruno Colaço
MENÇÃO HONROSA JOSÉ SOCRATES Nuno Pinto Fernandes
PRÉMIO NOROESTE PENINSULAR – A VINHA E O VINHO DOURO LESTE Leonel de Castro
NOTÍCIAS QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR José Carlos Carvalho
ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS DUAS VIDAS NUMA SÓ Nuno Fox
MENÇÃO HONROSA AQUI MORREU UMA MULHER José Carlos Carvalho
VIDA QUOTIDIANA O INVERNO É UMA CASA ÀS COSTAS Gonçalo Delgado
MENÇÃO HONROSA O RITMO DE BAFATÁ Gabriel Tizón
ARTES E ESPECTÁCULO LAB IN DANÇA Leonel de Castro
AMBIENTE ÁGUAS QUENTES Vlad Sokhin
MENÇÃO HONROSA DENTRO DO LUME Pedro Armestre
SÉRIE DE RETRATOS DUAS FAMÍLIAS: DE CHERNOBYL PARA PORTUGAL Bruno Colaço
DESPORTO FÚTBOL SEM COMÉRCIO Gabriel Tizón
BOLSA ESTAÇÃO IMAGEM 2016 LUGARES DE SILÊNCIO – ALDEIAS E SÍTIOS DO PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS Bruno Simões Castanheira
Para ver todas as reportagens vá a www.estacao-imagem.com