Jay Z parece ter descoberto a solução para os problemas de todos os músicos no que toca à reprodução da música em streaming: criarem, todos juntos, o seu próprio serviço. Na segunda feira anunciaram a criação do Tidal, uma aplicação de reprodução de musica em streaming,
Tidal é descrito como o “primeiro projeto global de música e entremetimento cujos proprietários são artistas.” Rihanna, Madonna, Beyonce, Usher, Daft Punk, Arcade Fire, Jack White e Kanye West são alguns dos grandes nomes da musica que se juntaram para revolucionarem o negócio da música.
O seu principal rival é, claro, o Spotify, mas Jay Z já afirmou não estar preocupado com a concorrência desde que esteja apto a oferecer o que serviço que imaginou.
O Tidal vai disponibilizar milhares de músicas e vídeos em alta definição, disponíveis em 31 países, mas não vai ter nenhuma versão gratuita, ao contrário dos rivais diretos. Vai ter dois tipos de subscrições: 9.95 dólares (9,17 euros) pelo serviço básico ou19.99 dólares (18,42 euros) pelo serviço de alta qualidade.
“A nossa intenção é preservar a importância da música nas nossas vidas”,disse Alicia Keys na apresentação do produto.
A quase totalidade da empresa é propriedade dos artistas e já há acordos com as principais discográficas.