O número é impressionante: 19 centímetros. Sim, pouco menos de um palmo, ou, como traduz a internet, uma fila de quatro bolas de golf. Reza a história que esta é a medida registada do maior nariz do mundo, pertencente a um artista de circo britânico chamado Thomas Wedders, também conhecido como Thomas Wadhouse. Os registos que existem sobre a figura são escassos, mas situam o nascimento de Thomas no Yorkshire, algures em 1730. Sabe-se que usou a sua fisionomia estranha para atrair multidões de todo o país ao circo, onde iam para conhecer o artista com o enorme nariz. Acredita-se também que ele sofresse de um ligeiro atraso intelectual, causado talvez pela deformidade do nariz. Morreu cerca de 50 anos depois e está registado no Guinness World Records. Uma busca rápida no site oficial dos recordes pelo nome do britânico, traz o seguinte resultado: “Há registos históricos de que Thomas Wedders, que viveu em Inglaterra durante os anos 1770 e era um membro de um circo itinerante de aberrações, tinha um nariz que media 19 cm.”
As imagens que existem e têm andado a circular recentemente na imprensa online resultam de fotografias a várias figuras de cera, feitas a partir de descrições da figura, cujo relato das características fisionómicas, a revista britânica Strand Magazine publicou em 1896. Recentemente, a internet redescobriu a história e tem sido partilhada em páginas de memes, entre elas a popular Pubity.
Finalmente, resta-nos contar que em maio desde ano morreu o turco Mehmet Özyürek, detentor do título de maior nariz do mundo. Media 8.8 centímetros e diz-se que tinham um faro mais apurado que a maioria dos comuns mortais.
Outros snacks de conhecimento: