Sir John Hegarty (n.1944) é um dos grandes nomes da publicidade a nível mundial, fundador da agência Bartle Bogle Hegarty (BBH). Em 2014, lançou um livro de bolso chamada Hegarty on Creativity: There Are No Rules, agora traduzido para português e publicado pelo Clube do Autor, que a BBC chamou, à data, de “parte memória, parte ‘how to’”. A classificação assenta bem a esta pequena grande obra onde o autor ensina a trabalhar a criatividade a partir de 50 ideias chave. “Deixo-lhe cinquenta provocações sobre criatividade – sobre nutri-la, mantê-la e explorá-la. Porém, lembre-se de que não há regras, apenas orientações. Não é exasperante?”, lê-se logo na página 9.
As 50 ideias, que vão desde recomendações como “Leia The Economist”, “Tire os Auscultadores” ou “Cuidado com as Modas”, a palavras-chave como “Persuasão”, “Porquê?” e “Diversão”, são um reflexo de 60 anos de trabalho na área da publicidade, tempo suficiente para Hegarty perceber o que faz uma ideia passar de boa a ótima e tornar-se transformadora. Partindo da premissa de que todos nascemos criativos, e que o que conta é aprender a ser melhor e trabalhar a criatividade, o livro corre num ritmo de frases curtas e diretas, a fazer lembrar uma aula preciosa conduzida por um bom professor, onde não faltam exemplos práticos do dia a dia.
Especialmente apelativo para todos os que trabalham em publicidade, mas interessante também para quem se serve da criatividade todos os dias – e seguindo um dos conselhos de Hegarty, é importante ler, visitar e conhecer projetos fora do universo em que nos movemos habitualmente, porque a inspiração está em todo o lado – é um livro interessante para ler de uma assentada, sublinhar e voltar a ele quando for preciso enfrentar uma folha em branco. Até porque o autor tem algo interessante a dizer sobre este assunto em particular.
Hegarty e a Criatividade: Não há Regras, Clube do Autor, 128 páginas, €14.50