A questão põe-se muitas vezes e em vários contextos: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Ora o novo livro da Taschen e da The Gourmand, um verdadeiro tratado sobre o ovo, responde a variadíssimas questões – como, por exemplo, o que é a ovofobia ou como fazer o ovo escocês perfeito – mas deixa de lado assuntos existenciais. Chama-se The Gourmand’s Egg – A Collection of Stories and Recipes e é a primeira incursão da revista de vanguarda inglesa pelo universo dos livros, o início de uma coleção dedicada a um único ingrediente – o próximo será o limão. À Vogue norte-americana, David Lane, co-fundador da revista The Gourmand explica. “Praticamente todas as novas vidas começam com um ovo. Dentro da cultura, a forma, a função e o significado do ovo são tão amplamente referenciados que parecia ser uma boa escolha para ser o arranque desta série de livros.”
Com um grafismo moderno e recheado de bonitas fotografias, ora de receitas, ora de obras de arte, o livro arranca com uma curta nota introdutória, entregue à jornalista norte-americana Ruth Reichl, seguida de um enquadramento histórico-cultural-artístico sobre o ovo ao longo dos séculos. Dos frescos de Pompeia aos trabalhos de Salvador Dalí, dos mitos das cascas de ovo para afastar espíritos aos pigmentos feitos com gemas (tempera), aqui abre-se o apetite para os capítulos seguintes.
São cerca de 100 páginas de histórias, conceitos e episódios, muitíssimo bem ilustrados por um rico arquivo de imagens, onde se conta tudo sobre o império Fabergé, os ovos de mil anos chineses ou quem eram o senhor e a senhora Benedict. Há espaço para os ovos no cinema (Paul Newman em Cool Hand Luke a comer 50 ovos, a título de exemplo), na literatura em muitos outros universos, desde os tempos mais antigos aos movimentos contemporâneos.
A viagem entra depois no universo das receitas, que vão de um simples (mas sempre exigente) ovo escalfado a um soufflé de queijo, de uma pavlova ao mítico cocktail Tom and Jerry, organizadas por snacks, pratos substanciais, doces, pastelaria e cocktails, incluindo uma secção de ‘Eggcessories’.
Cuidado no tratamento gráfico, surpreendente na escolha de imagens, com espaço para muito ensaio fotográfico, e inovador na linguagem, tal e qual a revista, é um livro para folhear com tempo.
À venda na Taschen, por €40