Elas são três, mas a Allegra é só uma. Três mulheres de diferentes idades – Carlota Bravo, Isabel Raposo, Maria Bastos – , juntas na criação de uma marca de vestidos para alugar, personificada numa figura, respondem à PRIMA, “otimista, criativa, muito alegre, simples mas muito elegante”. Uma pessoa que se deu a conhecer, contam, no fim de uns anos estranhos para o mundo, em que havia sede de encontro e festa. E eis que, em 2022, chegou a Allegra. Uma figura que põe o conforto em primeiro lugar, é romântica, sonhadora, que vê em tudo um motivo de festa. “A Allegra é das primeiras a chegar e das últimas a sair, é a alma da festa.”
Pois este verão voltou para a temporada de festas com uma coleção de 16 vestidos e conjuntos “de cores fortes e tecidos texturados”, feitos com traços simples, mas com algum toque de irreverência. “Todos os anos o armário da Allegra cresco com mais variedade, mais cor, logo com um leque de escolhas maior, sem nunca passar de moda.” Há conjuntos e vestidos em tons verde lima, verde água, encarnado, cor de rosa, azul, lavanda. “Idealmente serão lançados modelos novos ao longo do ano, e este ano ainda vamos ter novidades”, garantem à PRIMA, numa entrevista via e-mail.
Os alugueres custam entre €49 e €79, têm duração de quatro dias e incluem serviço de lavandaria. O modus operandi é simples. Para cada modelo, é feita a reserva de tamanho (S, M e L ou em alguns casos S/M e M/L) e datas no site. Depois de concluído o pagamento, os envios são feitos. Porém, este ano uma das grandes novidades é a existência de um showroom em Belém, onde as peças podem ser experimentadas, recolhidas e devolvidas.
Nenhuma das três fundadoras tinha ligação à área têxtil, mas todas tinham alguma curiosidade e gosto em vestir bem. As peças são feitas em Lisboa e, para os desenhos, explicam, tentam “juntar a simplicidade, a elegância, a irreverência, o conforto e a exclusividade. Ou seja, tentamos jogar com tecidos com brilho ou textura, traços mais simples ou rebuscados.” Um reflexo da personagem Allegra. Ela, que provavelmente, apanharemos a dançar sem pudores, numa festa algures este verão.
Conheça a coleção em www.allegra.pt