“Queremos ser fora da caixa. Ter qualidade e uma oferta diferenciada, sobretudo no mundo do brunch.” As palavras são de António José de Mello, 31 anos, e um dos fundadores de uma marca que cresceu com base do pão de massa-mãe. Mas que hoje é mais do que isso. É uma padaria-pastelaria-café-de-brunch, onde se provam especialidades difíceis de avistar em Lisboa, idealizadas por uma equipa de empreendedores, da qual faz parte também Diego Haupenthal, um chefe de pastelaria com cartas dadas em Lisboa (ex-Marquise da Mobler).
Para se contar a história do Pão do Beco, porém, é preciso recuar ao ano em que António, na altura a viver em Londres, desistiu da carreira em empresas tecnológicas para se dedicar à cozinha. Passou pelas cozinhas de vários restaurantes londrinos, antes de voltar a Portugal e começar a fazer alguns jantares privados; Já o irmão, Lourenço José de Mello, 27 anos, fez Gestão, tem uma pós-graduação em hotelaria e passagem pela cadeia Four Seasons, em Vancouver. “A par destes jantares que eu fazia em Lisboa, sempre pão em casa, para mim, para a minha família, para os amigos.” E, com o irmão, começou a vendê-lo para fora. Sempre com aposta em fermentações lentas. Instalou-se no jardim de uma casa no Beco da Bolacha, onde em tempos havia uma fábrica de bolachas, e aí encontrou o nome para o negócio: Pão do Beco.

O negócio cresceu, os clientes na restauração também. Mais recentemente, entrou também no barco (e na sociedade) o chefe de pastelaria brasileiro Diego, conhecido pelos pães artesanais e pela qualidade da pastelaria. “Ele é muito forte em pastelaria. Nós queríamos continuar a crescer, sendo possível manter a qualidade dos produtos”, explica António. A última novidade é o espaço físico, na Rua Passos Manuel. Um sítio onde é possível passar para comprar pão, do mais simples sourdough ao pão nórdico, dos bagels aos brioches, passando por diversas edições especiais; mas também fazer várias refeições à base de pão; ou ainda experimentar as especialidades de pastelaria que nem sempre estão na carta, exemplos dos cruffins de framboesa ou dos new york rolls de matcha e chocolate branco.

Provem-se os ovos Tornado, com kimchi, crème fraîche e bun de brioche; os Benedict, na sua versão clássica, com salmão ou bacon caseiro; o croque monsieur; ou as sanduíches que fazem parte do menu de almoço, exemplo da Club Sandwich, do Banh Mi de Frango ou do Tártaro de Lombo com tostas de croissant e iogurte caseiro. Para beber há café de especialidade e vários sumos naturais.
Rua Passos Manuel, 106 A / 91 092 8366 / ter-sáb 09h-18h