A inauguração de Viagem, a exposição que põe em contacto as míticas Tapeçarias de Portalegre e a cerâmica de vários artistas de diferentes idades, inaugurou no passado 22 de março, na Galeria das Tapeçarias de Portalegre, em Lisboa. Com curadoria de Felipa Almeida, a quem a PRIMA chamou de recoletora de beleza na última edição, esta Viagem parte de uma outra bem especial. O ponto de partida foi a tapeçaria Ponta da Culatra, um desenho da artista Henriette Arcelin (também já entrevistada para a PRIMA) de 2021, a partir de objetos recolhidos por Felipa Almeida na zona da Ria Formosa.
Com essa linha cromática em mente, escolheram-se outras quatro tapeçarias da Manufactura das Tapeçarias de Portalegre, assinadas por Cruzeiro Seixas, Carlos Botelho, Emília Nadal e Menez, que serviram de mote para cinco ceramistas criaram peças inspiradas nessas obras de arte. São eles: Aramy Machry, a dupla da Oficina Marques, Maria da Paz, Maud Téphany e Henriette Arcelin. O resultado desta mistura de inspirações pode ser visitado até ao dia 1 de junho, em duas salas onde se demonstra que o contacto entre duas artes é sempre enriquecedor.
A exposição Viagem está até dia 1 de junho na Galeria Tapeçarias de Portalegre, na Rua da Academia das Ciências, 2J, em Lisboa. Horário de visitas: terça a quinta das 14h às 19h30 (outro horário por marcação)