Provavelmente nunca tinha ouvido falar da Síndrome de Ramsay Hunt até o cantor Justin Bieber a mencionar num vídeo onde aparecia com metade da cara paralisada. No Instagram, o artista justificava a sua ausência dos espetáculos, demonstrando que só conseguia sorrir de um lado da cara, que só contraía uma das narinas e só piscava de um lado do rosto.

A Síndrome de Ramsay Hunt consiste numa infeção do nervo facial e auditivo que provoca paralisia facial, problemas de audição, vertigens e/ou aparecimento de manchas ou bolhas vermelhas na região da orelha. A condição não é transmissível e tem cura, através de remédios antivirais e alguma fisioterapia. Os principais sintomas são paralisia facial, forte dor no ouvido, vertigens, dores de cabeça, dificuldade para falar, febre, olhos secos e alterações no paladar
O risco de desenvolver esta Síndrome é maior em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, diabéticos, crianças ou idosos, que já tenham tido varicela.
Outras personalidades também já sofreram com esta condição. Angelina Jolie foi diagnosticada em 2016 e revelou, na altura, que conseguiu recuperar com a ajuda da acupuntura. No caso de George Clooney, o ator teve aos 14 anos, mas recuperou nove meses depois. Já Sylvester Stallone nunca conseguiu recuperar e tem até hoje resquícios da paralisia na cara.
James Ramsay Hunt foi um neurologista norte-americano que serviu na Primeira Guerra Mundial e foi quem descreveu pela primeira vez esta Síndrome, daí ter-se dado o seu nome à condição.


