A Xpeng Aeroht, divisão de carros e veículos voadores da Xpeng Motors, revelou o Land Aircraft Carrier, um carro voador modular que já está em desenvolvimento e conta com mais de três mil encomendas. A empresa chinesa apresentou o veículo inovador na CES 2025, a feira internacional de tecnologia que decorreu em Las Vegas.
O Land Aircraft Carrier foi concebido para viagens terrestres e aéreas, garantindo uma maior versatilidade para os utilizadores. O conceito modular permite que o veículo terrestre transporte o módulo voador no seu interior, funcionando como uma base de mobilidade. No momento da descolagem, o módulo aéreo separa-se do carro e levanta voo de forma autónoma.
“Desde a nossa aparição no CES 2024, transformámos o sonho dos carros voadores numa realidade tangível. A estreia internacional do Land Aircraft Carrier demonstra a nossa capacidade de transformar visão em ação. Com mais de três mil encomendas, estamos na vanguarda da revolução da mobilidade avançada”, afirmou Tan Wang, cofundador da Xpeng, em comunicado de imprensa.
Três fases para a mobilidade aérea integrada
A Xpeng estruturou a sua estratégia de desenvolvimento em três fases:
- Fase 1: Tornar o voo pessoal acessível, simplificando os processos operacionais e melhorando a experiência do utilizador.
- Fase 2: Desenvolver cenários reais de transporte aéreo, colaborando com autoridades reguladoras e outras entidades para criar uma rede integrada de mobilidade aérea urbana.
- Fase 3: Implementar um sistema de transporte urbano integrado terra-ar, garantindo deslocações porta a porta sem descontinuidades.
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Tecnologia e produção em larga escala
O Land Aircraft Carrier integra uma plataforma de energia de extensão de alcance de carboneto de silício de 800 volts. No ciclo chinês CLTC, garante uma autonomia combinada de mil quilómetros, assegurando viagens de longa distância.
Para viabilizar a produção em larga escala, a Xpeng Aeroht garantiu um financiamento de 150 milhões de dólares em 2024. Com este investimento, iniciou a construção de uma unidade de fabrico em Guangzhou, na China, com 180 mil metros quadrados e capacidade para produzir até 10 mil módulos aéreos por ano.
O módulo terrestre mede cerca de 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura. Equipado com seis rodas, pode ser conduzido com uma carta de condução normal para veículos ligeiros. Já o módulo aéreo dispõe de um cockpit panorâmico de dois lugares e adota um design com seis rotores de duplo duto, hélices e braços dobráveis. A descolagem e aterragem são verticais, garantindo maior segurança e facilidade de operação.
A Xpeng já realizou testes com mais de 200 unidades, demonstrando uma “fiabilidade excecional em condições adversas”, segundo a marca.
A Xpeng entrou no mercado português em 2024 através da Salvador Caetano Auto. Atualmente, comercializa modelos como os SUVs G6 e G9 e a berlina desportiva P7, reforçando a aposta na mobilidade elétrica e agora na mobilidade aérea.