O A290_β (lê-se A290 Beta) é o primeiro de três modelos da Dream Garage da Alpine. A marca pretende reformular a noção do que é um carro desportivo e aposta neste show car onde os materiais, design e tecnologia se inclinam para esta nova abordagem. O A290_β “personifica a alma da marca e o seu compromisso inabalável para com a sustentabilidade dos desportos motorizados”, lemos em comunicado de imprensa. Laurent Rossi, CEO da Alpine, corrobora: “o A290_β usa o riquíssimo legado da marca para projetar a Alpine para o futuro, proporcionando uma experiência diária do espírito do desporto motorizado que inspirou a marca desde a sua criação”.
Este modelo foi aprovado pela FFSA (Fédération Française du Sport Automobile) para utilização em pista e foi ajustado para proporcionar uma experiência “inesquecível” ao volante. Em termos de capacidade, há lugar para três ocupantes, com dois passageiros sentados ligeiramente atrás do condutor, um de cada lado, que desfrutam de uma visão total e ângulo muito diferente. Este carro faz parte da futura gama, que inclui ainda um crossover GT e o substituto do A110. A produção do A290_β arranca em 2024 em Douai e será construído sobre a plataforma CMF-B EV da Aliança.
No exterior, destaque para a carroçaria dinâmica e que combina formas atléticas com detalhes técnicos desenhados para a performance. As jantes em alumínio ostentam três cores e têm um pormenor original com um quadrado no centro do círculo de 20 polegadas. Os pneus incluídos foram concebidos especificamente para este modelo com a Michelin.
Lá dentro, o painel de instrumentos estende-se pelo cockpit para o exterior até aos espelhos retrovisores e horizontalmente até à base do capot e até à parte traseira. O cockpit é minimalista e inteiramente focado no desempenho e eficiência. A estrutura dos bancos é 100% em carbono para serem leves e as baquets vêm com arneses Sablet concebidos para competição.
O volante do A290_β é inspirado nos monolugares Alpine LMP2, A470 e Formula 1 A523, com um design geométrico semelhante a um gamepad e inclui um botão OV para proporcionar um aumento de potência durante 10 segundos.
O trabalho de design deste modelo começou no digital, com uma equipa liderada por Antony Villain, e transitou para o mundo real.