A Jeep continua no caminho de eletrificação da sua frota e anuncia alguns novos modelos para a Europa e EUA para serem lançados em 2025. A fabricante quer ainda que 50% das vendas nos EUA e 100% das vendas na Europa sejam de BEV (de battery-electric vehicles) até 2030.
“Guiados pelo sucesso do nosso portefólio eletrificado 4xe na América do Norte e Europa, estamos a desenhar e desenvolver os SUVs Jeep mais capazes e sustentáveis até à data, no nosso caminho para ser a marca de SUV zero-emissões líder no mundo”, descreveu Christian Meunier, CEO da marca, durante a apresentação, complementando que “a eletrificação é muito boa para a nossa marca, tornando-a ainda mais capaz, excitante, sustentável e divertida”.
As novidades passam pelo Jeep Recon, um modelo completamente novo, 100% elétrico e 100% 4X4, com sistema de gestão de tração, proteção inferior, ganchos de reboque e pneus agressivos para aventuras fora de estrada. Na tecnologia, destaque para o sistema Uconnect, incluindo guias detalhados para viagens off-road nos EUA. O modelo vai ser apresentado no próximo ano, começa a ser produzido em 2024 nos EUA e deve chegar aos mercados em todo o mundo em 2025.
O Wagoneer, um novo SUV com nome de código Wagoneer S, surge com um design aerodinâmico, autonomia de até 640 quilómetors, 600 cavalos e aceleração dos 0 aos 100 em 3,5 segundos, explica o comunicado de imprensa. Este modelo vai poder ser reservado já em 2023 e deve chegar também em 2025.
Fora dos EUA, mas a chegar à Europa e Ásia, surge o Avenger SUV, um modelo mais compacto e com autonomia de 400 quilómetros. Este carro deve ser apresentado já em outubro e pode chegar ao mercado no segundo trimestre de 2023.
Em alguns mercados europeus, a empresa já só disponibiliza modelos 100% elétricos e a estratégia é que todo o portefólio de SUV da Jeep seja totalmente elétrico na maioria dos países do ‘velho’ continente.