Já se sabe que Elon Musk não é parco nas ambições, não fosse este o empreendedor que quer chegar a Marte através da SpaceX. Mas esta madrugada, a festa foi da Tesla, mais propriamente o Cyber Rodeo Giga Texas, o evento de inauguração da mais recente e maior gigafactory da marca. É também nestas novas instalações que funcionará a nova sede da Tesla, que decidiu mudar-se da Califórnia para o Texas.
Após um espetáculo de luz feito por drones, que desenharam carros da marca, mas também uma série de memes, Elon Musk prometeu aumentar a capacidade de produção da Tesla de modo massivo em 2023. O empreendedor assegura que a marca que lidera vendeu um milhão de veículos elétricos nos últimos doze meses, conseguindo conquistar dois terços do mercado dos 100% elétricos nos Estados Unidos. Mas Musk ambiciona mais: conseguir, a longo prazo, uma quota de mercado de 20% na indústria automóvel, ou seja, tornar-se a marca mais vendida no mundo. Para o empresário a Tesla está destinada a crescer “numa escala realmente massiva”, defendendo que “nenhuma outra empresa consegui isto na história da humanidade”.
A nova gigafactory no Texas é um passo importante para aumentar “massivamente” a capacidade de fabrico da Tesla. Segundo as estimativas de Elon, esta fábrica será capaz de produzir 500 mil Model Y por ano, modelo a que se juntará a Cybertruck em 2023. Um protótipo desta pick-up esteve no palco e foi confirmado que as portas não vão ter puxadores “o carro será capaz de sentir quando nos aproximamos e abrir as portas quando necessário”.
Entre as novidades e confirmações, o líder da agora marca texana, garantiu que também o camião Semi e o superdesportivo Roadster vão começar a ser produzidos no próximo ano. Relativamente ao robô humanoide Optimus, Musk não foi tão perentório, mas acredita que a produção poderá “esperançosamente” começar no próximo ano. Um robô criado para fazer “tudo o que os humanos não quiserem fazer”.
Por falar em robôs, houve outra novidade: o robô-taxi. Mas pouco se sabe sobre este veículo apelidado de “futurístico” por Musk. A não ser, claro, que será um táxi autónomo. A grande novidade aqui terá sido a confirmação que este será um novo veículo e não uma adaptação de um modelo já existente à função de táxi.
Novas baterias
Voltando à fábrica inaugurada, esta unidade vai produzir carros e baterias. Neste aspeto, foi indicado que as baterias produzidas no Texas vão já utilizar as novas células 4680 que, entre outras vantagens, deverão garantir um custo de produção mais baixo e funcionar de modo estrutural. Ainda no que concerne às capacidades da fábrica, Musk afirmou que “temos tudo o que precisamos sob o mesmo teto para produzir e montar a primeira bateria estrutural de alto volume, usando nosso processo totalmente integrado” e que “matérias-primas entram por um lado, um monte de coisas acontece, e sai um carro pronto no outro lado”. Uma alusão à capacidade integrada de produção, que deverá permitir uma maior independência de fornecedores externos.